O comando convert não me deixa criar PDFs

UMA das cousas mais cómodas no Linux, para qualquer usuário de nível meio, é o uso dos comandos na consola. Qualquer ambiente de trabalho, seja KDE, Gnome, Cinnamon, Mate, XFCE, LXDE, etc inclui um ou vários intérpretes de comandos (segundo o nome do Windows) que servem de atalho para muitas das tarefas habituais de manutenção, ampliação ou mesmo uso de ferramentas para trabalhos variados.


Nesta última categoria há uma pequena utilidade, imagemagick, que permite mil e uma maravilhas de conversão ou visualização, muitas vezes sem ter que abrir GUI nenhuma, simplesmente usando uma das consolas de terminal das que o teu sistema disponha.

Entre os meus favoritos, o comando convert facilita a conversão de imagens entre diversos formatos e mesmo a criação de documentos PDF a partirmos de uma série de imagens em qualquer formato.

Tenho falado deste comando no meu blogue em espanhol (Linux de Madera), algum dia vou traguer aqui algum artigo... mas a sintaxe é singela e para este mester chega com escrever:

$ convert imagem.jpg imagem.tif
se queremos converter uma imagem a um outro formato... ou

$ convert matrecola* matrecola.pdf
se queremos que todas as imagens cujo nome comece por matrecola (matrecola.jpg, matrecolasdoavo.tif, matrecola02.bmp matrecola03.gif...) nessa pasta sejam incluidas num PDF chamado matrecola.pdf

$ convert *.tiff documentos.pdf
Outra possibilidade é a de escolhermos todas as imagens num formato dado e mete-las num PDF. Útil, por exemplo, para enviar todas as imagens escanerizadas que temos numa pasta determinada num único documento para facilitar a sua leitura por parte de algum organismo estatal.

$ convert resumo.pdf imagem01.jpgNesta maneira o convert serve para esfarelar o documento pdf original, separando cada uma das páginas numa imagem individual. Há modificadores do comando para graduar a qualidade e mesmo para indicar a profundidade das cores, tanto numa como noutra direcção na conversão.

O problema é que nas últimas versões de imagemagick, o formato PDF está capado, de jeito que nom podemos nem ler nem escrever PDFs.
Mas para evitar isso eu achei esta receita, que compartilho convosco aqui:

  1. Navegamos entre as pastas do sistema até /etc e ali procuramos um directório que tenha um nome que comece por imagemagick. No meu caso, imagemagick6. 
  2. Pulsamos no gerenciador de arquivos que estejamos usando (no meu caso, Thunar) no fundo da pasta com o botão direito. Ali escolhemos ou bem que abra uma janela de terminal ou bem que abra com permisos administrativos no próprio gerenciador de arquivos. 
  3. Abrimos com permisos administrativos o documento policy.xml
    No caso de ter aberta uma instância do terminal escreveremos algo como:
    $ sudo geany policy.xml
    E no caso de ter aberta a carpeta imagemagick... com o gerenciador de arquivos com permisos administrativos, chega com fazer clique (ou clique duplo se calhar) no arquivo policy.xml devandito. 
  4. No arquivo aberto no editor, procuramos o texto  <policy domain="coder" na linha rematada em pattern="PDF" />
  5. A linha original será algo deste estilo:
    <policy domain="coder" rights="none" pattern="PDF" />
  6. E temos que deixá-la assim:
    <policy domain="coder" rights="read | write" pattern="PDF" />

E voilà, já podemos usar a magia linuxeira de converter imagens em pdf e ao invés em questão de segundos.

Comentários