Photopea: um Photoshop para Linux
Quando comecei a utilizar Linux sempre instalava Wine e usava uma versão de Photoshop CS2 empacotado para funcionar sem instalação (portable). Sempre tivem problemas com Gimp e outras alternativas como Krita nunca calharom comigo. Então, Photoshop CS2 portable era a melhor alternativa. Mesmo sendo uma solução "impura" permitia-me usar o meu Linux sem preocupar-me por ter um arranque dual.
Photopea é um aplicativo web. Abres a sua web www.photopea.com e já tens un clone de Photoshop que tem exactamente os mesmos menus e comandos de teclado. Certo é que falta alguma função avançada, e que tem uma versão paga que não é tão barata assim.
Mas, contudo, é um clone de Photoshop funcional. Pode-se utilizar para muitas das cousas que no dia a dia precisamos.
Como é um aplicativo web, se termos um navegador baseado em Chromium podemos "instalá-lo" na tela do nosso Linux. Também permite criarmos uma conta e usá-la sempre com esta app.
Não é perfeito. Que dependa de Internet fai que tenhamos que estar conectados à Rede continuamente. Também, há limitações. Cada imagem aberta ocupa memória partilhada com o navegador Chrome, isso provoca algum problema de quando em vez. Nalguns casos, com imagens complexas que implicam muitas camadas, teve de saír a Windows para usar o irmão mais grande: Photoshop.
Mas, polo geral, Photopea é um substituto completo suficiente para esquecermos Windows e Adobe na maior parte das imagens que fazemos no PC. Também é bom substituto de Gimp ou Krita, se coma mim, conhececes melhor o Photoshop do que os seus substitutos livres.
Comentários
Enviar um comentário