Experimentando o KDE NEON

Como utente antigo do grande Chakra Linux e assíduo do Linux Mint é normal que mais cedo ou mais tarde chegara a ter o KDE NEON no meu PC.

KDE Neon é uma distro baseada em Ubuntu (como o Mint) mas que leva o KDE como escritório de preferência.

Como está desenvolvido pola própria Comunidade KDE, a compatibilidade com este escritório e a sua actualização constante estão garantidas.


Eu levo já uns aninhos tendo como primeiro escritório o meu bem-querido XFCE, mas agora que tento montar uns vídeos e trabalhar algo mais com imagem, as ferramentas de KDE são praticamente obrigatórias.

Por isso tentei antes instalar o KDE dentro de Mint XFCE. Mas por alguma razão não era quem de chegar a fazê-lo funcionar inteiro. Problemas com os repositórios, controis a faltar...

Finalmente decidim fazer cópia de seguridade e apagar a minha partição de sistema e a de usuário (os meus dados estão numa partição EXFAT e só tenho ligações na pasta de usuário) e comecei a

FANTABULOSA
AVENTURA DA
INSTALAÇÃO DE
KDE NEON
COM UEFI


Passos a seguir:
  1. Descarregar a última imagem ISO de KDE Neon disponível na sua web:
    https://neon.kde.org/download
  2. Passá-la a um "pincho" USB
  3. Eleger o arranque UEFI se for possível.
  4. Como o passo 3 não foi possível no meu PC porque não detecta EFI no pincho, voltar ao passo 2 e tras uma boa pesquissa de meia hora descarregar ROSA IMAGE WRITER para que realmente seja possível iniciar em modo EFI. De nada. Pular este passo se já o figeche. 
  5. Quando o sistema se iniciar, pulsar sobre "instalar o sistema" ou como for que isso se chamasse. 
  6. Instalar com as opções pertinentes. O sistema achará a partição UEFI e a utilizará. Bom... pode que não.
  7. Como a instalação na minha máquina não dá rematado correctamente, fazer pesquisas longas e abondosas para saber porquê caralho é que anda a falhar ao tentar instalar o GRUB do demo... e provar a repetir desde o passo 1, o passo 2, o passo 5 modificando opções...
  8. Assumir estoicamente que o instalador falha na tua máquina porque tem o puto bug do caralho no que a merda do GRUB dos colhões não se dá instalado nem ainda que fagas uma invocação ao mesmo Satão para venderes a tua alma e...
  9. No meio do mais justificado enfado, lembrar que existe a cousa essa do "BOOT-REPAIR" que já deu salvo o dia nalguma outra vez que a instalação UEFI não dava certa. O caminho mais singelo é instalar desde o LIVE, quando já esteja instalado Neon e após do falho de instalação, usando antes o PPA correspondente. Lembrar fazer "sudo apt update" antes de começar, para inicializar as bases de dados de APT. 
  10. Mesmo assim voltar a repetir o explicado no passo 7... várias vezes. Com drivers e codecs, sem drivers e codecs, em português, em espanhol, em inglês por se tal... Com e sem conexão a internet... a ser possível perder o dia todo nestas repetições e botar ainda parte da noite nelas.
    Afinal a instalação com códecs e drivers, em português e com conexão mais actualização durante a instalação deu o mesmo resultado que as suas variantes menos favorecidas. 
  11. Boot-repair pode falhar (a mim passa-me sempre) mas ainda assim já terá corrigido o problema.
  12. Reiniciar e utilizar o KDE- Neon normalmente. Como o sistema é bastante "espartano" (nada a ver com Mint neste sentido) terás de instalar Chrome, xsane (se é que o usas), Libreoffice, Wine (se o precisas), Kdenlive, krita, gimp e demais programas, utilidades e personalizações do teu gosto. 
Enfim... agora já tenho todo pronto e polo de agora, bem. Usando KDE de novo e redescobrindo os pequenos prazeres que faziam dele para mim o melhor dos escritórios disponíveis.

Eis o meu escritório actual (arriba). Como ainda não tenho instalados os "thumbnailers" (utilidades para a visualização de miniaturas de imagens) não modifiquei muito a personalização, mas o primeiro que vou fazer e mudar essa maçã que assoma no lançador de aplicações.

A foto do fundo é uma imagem da NASA sacada polo Curiosity em Marte. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PROBLEMA DO TECLADO COM LINUX MINT - Capítulo 2

A @#%$&!! DO DRIVER NVIDIA

Foçando no WINE - Animal Jam já funcionou em Linux!