O PCMANFM não guarda as preferências

VENHO de estrear um SSD. O meu primeiro SSD, que merquei aproveitando que Amazon tinha "esses dias" nos que tudo era mais barato. Algo mais barato, mais dabondo para que eu pudesse finalmente pedir o SSD que o meu I5 estava a pedir. 

Este computador é um portátil HP Elitebook 2560p que me regalara o meu irmão. Tenho-o com dous discos, um para os sistemas MacOS El Capitan (polo tanto é um Hackintosh) e mais Linux e outro disco mais grande para dados, com formato exfat.


O meu projecto era singelo: copiar o disco do Mac (de 250 GB) ao novo SSD e depois reduzir a partição do sistema Mac para que colhesse também uma partição Linux em btrfs com o último Linux Mint 19.2 beta.

Mas as cousas não foram bem... o SSD era um chisco mais pequeno que o HDD original do Mac. Tentei logo reduzir a partição Mac (HFS+) antes de cloná-la, mas tampouco puidem. Um arquivo estava justamente no final do disco e tinha que desfragmentar. Dous dias depois de perder a fé no ser humano fazendo provas, meu irmão explicou-me que com a "utilidade de discos" do MacOS El Capitan poderia criar outra partição desde a unidade de boot sem escaralhar nada.

E funcionou!

Instalei, ajustei... vim que o SSD fazia o arranque completo em menos de 30 segundos para MacOS e 20 segundos para Linux... quando antes com o HDD os tempos eram de três e dous minutos respectivamente.

Comecei a instalar no Linux. Para personalizar a versão elegida (XFCE de Linux Mint 19.2 "Tina") eu adoito usar um script bash que tem já os ícones Numix, a última versão de Libre Office ou os drivers gráficos com PPAs incluídos... e depois fago outros pequenos retoques, como engadir "pcmanfm", pois é ligeiro e permite ter o painel dividido para copiar arquivos. Não entendo como não deixam ainda ao Thunar ter essa característica!


E nesse choio estava quando vim que o pcmanfm não guardava as preferências. Procurei no lugar onde as guarda. Mudei os permisos. Nada. Pesquisei em Internet por se alguém tinha o mesmo problema. Efectivamente. Desde há tempo é um bug conhecido e ainda não o dérom arranjado.

Depois de muito consultar achei a solução:
  1. Primeiro ir onda /etc/xdg/pcmanfm/default/ e vaziar o directório  (eliminar o arquivo pcmanfm.conf) .
  2. E logo entrar em /home/oteuiuser/.config/pcmanfm/default/ (substitui oteuiuser polo teu usuário) e vaziar também a pasta (eliminar o arquivo pcmanfm.conf).
Depois disto já o pcmanfm é quem de guardar o que lhe pós. Ícones mais grandes, abrir com um clique, etc...

...Ou isso pensava. Após a suspensão o problema voltou. Às vezes os problemas nos computadores são persistentes e usar um ou outro sistema operacional não amanha as cousas. Passei dous dias inteiros tentando reduzir o tamanho duma partição no MacOS. Agora toca-me investigar um tempinho para achar a solução definitiva a este problema.

Bem, tenho pesquisado sobre o tema e parece que o bug leva dando voltas desde 2010 e ainda não tem solução. De feito o seu sucessor, pcmanfm-qt, herdou o mesmo problema. O pior é que os utentes de LXDE ou LXQT podem ter o mesmo falho. O qual é mais grave ao basearem-se esses ambientes de trabalho no gerenciador de arquivos PCMANFM, quer na versão gtk, quer na versão qt.

Como alternativas podemos ou bem aceitar que pcmanfm sempre volverá às preferências por defeito, com ícones pequenos e demais, e se tal aguardar que no futuro decidam solucionar isto numa actualização... ou procurar alguma alternativa. No Mint com XFCE por defeito temos várias:

Thunar, Pcmanfm e Caja em Mint XFCE

  • SpaceFM. Um pcmanfm com esteroides, muito personalizável. Só que a interface para mim é confusa. Não estou afeito, desinstalei.
  • Dolphin. O melhor gerenciador de arquivos para mim em GNU/Linux. Só que ao instalar mete meio KDE consigo. Nem provei polo de agora, que tenho a instalação limpinha de todo.
  • Nemo. Quase tão completo como Dolphin, mas algo mais minimalista e pesado, mete também muitas dependências de Cinnamon. 
  • Caja. O "Nemo" feito a medida para Mate. Quase igual de completo, mas bastante rápido e ligeiro também. As dependências que trai de Mate fam que em total sejam engadidos uns 3,6 MB extra. Foi a minha eleição.
    Compre salientar que há uns anos, instalar Caja ou Nemo afectava muito a XFCE, pois implicavam um novo escritório, misturado de maneira subreptícia com o próprio do ambiente de trabalho XFCE. Agora por defeito inclui um modificador no comando interno: "caja --no-desktop --browser %U" que evita isso.

Uma versão deste artigo em castelhano tede-la aqui: http://www.linuxdemadera.org/2019/07/pcmanfm-no-guarda-las-preferencias.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PROBLEMA DO TECLADO COM LINUX MINT - Capítulo 2

Foçando no WINE - Animal Jam já funcionou em Linux!

A @#%$&!! DO DRIVER NVIDIA