Um novo blogue de Linux em galego-português

Eu tenho um blogue de Linux em castelhano: LINUX DE MADERA. A aventura começou quando voltamos desde Málaga e ainda tinha uma visão da estadia na Galiza como algo provisional. Estava completamente convencido de que um ou dous anos depois voltaríamos a Andaluzia e a nossa terra de adopção chegaria a ser a nossa terra para sempre.

Mas... não foi tal. Desde 2013 andamos a dar voltas por Ferrol e arredores, com saídas esporádicas para trabalhar.


No momento actual estamos a pensar em emigrar ao Porto, a capital do norte de Portugal. Ali mora o meu irmão e gostamos muito da cidade e dessa perspectiva de futuro.


Além disto, eu tomei consciência nestes anos do ameaçada que está a nossa língua na Galiza. Mancam conteúdos na Internet galega e todos os esforços que nós os galegos podamos assumir vão decidir se a nossa língua chega a ser apenas uma lembrança como o Tilacino ou lobo marsupial, ou se vai chegar a recuperar terreio como a Eschrichtius robustus (baleia gris).

Eu quero aportar o pouco que eu poda para aumentar a presença de textos galegos sobre tecnologia na nossa blogosfera. A minha escolha ortográfica segue ou tenta seguir as pautas marcadas pola AGAL nas suas normas e o léxico que escolho salvo despiste ou razões sentimentais está normalmente recolhido no fantástico Dicionário Estraviz.

O nome do meu blogue ia ser ao princípio Foçando no Linux, muito mais sonoro. Mas não queria pôr um nome tão semelhante a Mallando no Android (um blogue espectacular em galego RAG sobre Android) sem antes ter claro que não pareceria uma cópia, plágio ou aproveitamento da sona alheia.

ACTUALIZAÇÃO:
Após falar coa boa gente de Mallando no Android e comentar-lhes o caso, eles derom-me mui amavelmente a sua benção pra usar o nome que pensara originalmente. E mesmo desejárom boa sorte a este projecto. Muito agradecido pola minha parte!

Foçar, manipular sem saber bem bem o que vai passar é sempre o meu conselho no eido da informática. Quiçá em Linux isto poderia ser suicida se foçar inclui introduzir a palavra-passe do teu usuário... mas ainda assim penso que sem foçar não é possível apreender. Assim pois, já sabedes: quero ver-vos foçando no Linux!

O meu blogue anterior, em castelhano, também sobre Linux, está em Linux de Madera.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PROBLEMA DO TECLADO COM LINUX MINT - Capítulo 2

A @#%$&!! DO DRIVER NVIDIA

Foçando no WINE - Animal Jam já funcionou em Linux!