O problema do teclado em Linux Mint


Há uns meses perdim o meu portátil. Ainda tenho a esperança de recuperá-lo, mas vai ter que esperar porque este ano não avonda o quarto (dinheiro). 
No entanto passei-me aos computadores em torre. Tenho actualmente um HP destes de oficina com um processador i5 de 3ª geração. E tudo bem. Mas há um problema. As últimas versões de Linux Mint XFCE tenhem problemas com o teclado. Num anterior PC do que já falei, com processador AMD, os drivers Nvidia deram-me muitos problemas e pensei que o problema do teclado (basicamente, quando levo muito tempo a escrever começa a repetir letras aleatoriamente, de jeito que escrever só uma palavrinha significa ir retrocedendo para apagar as letras sobrantes o tempo tudo. 

O caso é que com uma pequena pesquisa ("problema teclado em Linux Mint" no Google), desta vez (já tentara muitas outras) dei com uma aparente solução. Num foro falavam de que Ubuntu 16.04 tinha algum problema e mencionavam "IBUS". Aparentemente é só activarmos "ibus" em Ubuntu na configuração do teclado e já tudo vai Ok de vez. 

Em Mint não tem o mesmo painel de configuração, mas pensei: ibus tem que se poder instalar também. E procurei de novo até entrar aqui:

https://community.linuxmint.com/software/view/ibus

E pronto! Na parte direita há um botão para instalar directamente o ibus. E já chega com tudo configurado. Depois só precisei entrar na configuração de ibus (Menu>Definições>Configuração de Ibus) e o próprio painel inicia o serviço.

Aparentemente o teclado já responde bem. Se não o desmentir no futuro é que tudo foi bem. 

CORREÇÃO
Após uns dias indo bem, logo começou de novo a dar esses problemas. 

Parece ser que há um problema com a conexão entre IBUS e GTK, polo menos no tocante a XFCE, que é a interface que eu utilizo. 

Então convém revisar se temos instalado no sistema os seguintes arquivos: 

  • ibus
  • ibus-gtk
  • ibus-gtk3
  • ibus-table


  • Fuente: https://www.enmimaquinafunciona.com/pregunta/153992/el-ibus-no-esta-bien-configurado

    Podemos comprová-lo tecleando no "couso das letras" isto:

    $ sudo apt search ibus-

    Se há uma marca "i" diante de ibus-gtk, ibus-gtk3... não é preciso fazer muito mais. Se não estiver, então haverá que instalar esses pacotes:

    $ sudo apt install ibus ibus-gtk ibus-gtk3 ibus-table

    Em princípio parece que o problema já ficou solucionado. Contarei-vos (contar-vos-ei) dentro de pouco.

    Comentários

    Mensagens populares deste blogue

    PROBLEMA DO TECLADO COM LINUX MINT - Capítulo 2

    A @#%$&!! DO DRIVER NVIDIA

    Foçando no WINE - Animal Jam já funcionou em Linux!