Modos de resolução de monitor não acessíveis

Às vezes quando conectamos um monitor novo o nosso sistema Linux não tem na lista o modo de resolução de ecrã próprio dele. É preciso adicionarmos esse modo para que seja possível utilizar a resolução por defeito do modelo que temos. 


Por exemplo. Eu comprei para usar no meu apartamento em Compostela um monitor de 19 polegadas HANNS-G HC194D. Comprei-no bem barato, só porque tinha um risco numa parte. Mas quando o conecto só poido obter 1024x768. A mágoa é que este modelo permite 1280x1024, quase 60% mais.

Pois há tempo descobrim, fazendo pesquisas em internet, uma maneira de arranjar este problema. 

Trata-se de criar um script para adicionar os parâmetros da configuração do nosso monitor e executá-lo ou bem introduzi-lo no arquivo .profile da nossa pasta de usuário.

  1. Primeiro temos de saber os parâmetros da configuração necessária para a resolução do nosso monitor. No meu caso é 1280x1024. 
    Em internet é singelo obtermos esse dado fazêndomos uma pesquisa com o modelo do nosso monitor + "características" ou "specs".

  2. O segundo passo é sabermos as resoluções de ecrã disponíveis e os monitores que o nosso computador tem conectados. Para isso temos de escrever:

    $ xrandr

    No meu caso, tem o resultado na imagem à direita. 

    Neste momento tenho já a resolução do meu monitor (1280x1024), mas não a tinha em origem. 

    Também vejo que há no sistema dous monitores: LVDS-1 (o do portátil) e VGA-1 (o do monitor de 19 polegadas conectado).

  3. Como já sabemos a resolução que precisamos, só temos de introduzir:

    $ cvt 1280 1024

    e o resultado para mim foi este:


  4. Agora temos de copiar os parâmetros depois de Modeline.
  5. Depois podemos criar um script chamado, por exemplo, hanns-g1280x1024.sh e colamos (no meu caso) estas linhas:


  6. Para colocar esta nova resolução basta executar o script. Ou bem podemos incluir esta configuração no arquivo .profile da nossa pasta de usuário. Temos de ir ao final do arquivo e adicionar estas linhas:
xrandr --newmode "1280x1024_60.00"  109.00  1280 1368 1496 1712  1024 1027 1034 1063 -hsync +vsync

xrandr --addmode VGA-1 1280x1024_60.00


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PROBLEMA DO TECLADO COM LINUX MINT - Capítulo 2

A @#%$&!! DO DRIVER NVIDIA

Foçando no WINE - Animal Jam já funcionou em Linux!