Os peculiares costumes de Dom Windows

Tinha um problema no meu Windows que não conseguia resolver. Simplesmente, o menu Iniciar não abria e experimentei tudo o que me disseram e encontrei por aí, mas sem resultados.

Como penúltima opção, pensei em atualizar o sistema (a última era reinstalar), então entrei no Windows e usei a ferramenta disponibilizada pela Microsoft para tal fim.

Bem. O menu Iniciar foi arranjado, embora ainda tenha um problema: agora só um jogo não abre, mesmo depois de o ter reparado e reinstalado (Genshin Impact).


MAS

O "engraçado" é que quando tentei entrar no Linux novamente (que é o meu sistema principal), o ambiente gráfico não carregava ou, se o fizesse, fechava-se abruptamente após alguns minutos.

Não percebia nada. Tudo estava igual no Linux, pois tive o cuidado de desconectar o SSD onde o tinha para reinstalar ou arranjar o Windows. Um erro que aparecia era "Load AppArmor profiles: failed" e quis arranjá-lo seguindo as orientações, mas não arranjava nada.

Aparentemente, não encontrava uma partição NTFS que tinha adicionado ao FSTAB, então verifiquei o UUID da partição, mas o sistema fechava-se antes de eu poder terminar. Então, pensei: vou evitar que o FSTAB carregue essa partição e comecei a comentar tudo o que não era necessário com um # na frente a partir do terminal (sem ambiente gráfico).

Reiniciou sem problemas. Já dentro do Linux, com calma, comecei a rever as partições do Windows e, de facto, aí estava o problema. Por um lado, o UUID da partição que não carregava tinha mudado, pelo que o FSTAB não a encontrava. Por outro lado, mesmo depois de corrigir esse problema e des-comentar as entradas do FSTAB, vi que não eram montadas porque estavam bloqueadas pela hibernação do Windows. Por isso, tive de entrar no Windows e desativar a hibernação. Felizmente, a partir daí tudo correu bem.

Bem. Para que é que estou a contar toda esta história?

Pois porque o meu primeiro sentimento foi "raios, que porcaria de Windows que muda o UUID de uma partição do sistema quando é atualizado em profundidade!"

Mas depois também pensei: "raios, que porcaria de Linux que se atrapalha porque outro sistema operativo noutro disco rígido renomeou uma partição sem avisar!"

E é que não acredito que um sistema seja melhor do que outro, verdade seja dita. Cada um tem as suas falhas e o complicado é termos de lidar com elas sem sermos informáticos. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PROBLEMA DO TECLADO COM LINUX MINT - Capítulo 2

A @#%$&!! DO DRIVER NVIDIA

Foçando no WINE - Animal Jam já funcionou em Linux!